sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PODE CHORAR..TODOS FAZEM

  Estava pensando sobre essas pessoas que ficam pregando o tal do controle sobre as emoções e que adoram dizer que a alegria é uma questão de escolha e que elas são felizes sempre.
  Se é assim creio que sou implicante sem solução, pois amo a vida, amo respirar e adoro cada sentimento que posso ter.Claro que ninguém gosta de sofrer mas eu sou muito desconfiado sobre quem diz que tem um controle total do corpo e da  mente, gente que não pira por amor e nem sofre de solidão dizendo que são auto suficientes.
  Pois é eu devo ser muito fraco de espírito, pois caio fácil por causa de certas paixões, tenho síndrome do pânico, e adoro uma poesia e musica melancólica.
  O que penso quando ouço alguém dizer que fica alegre quando quer é: boa sorte, para mim isto é impossível, este equilíbrio, eu tenho certa antipatia de pessoas que se dizem cem por cento equilibradas, isso me soa como apatia.
  Meus ídolos são desequilibrados, meus cantores, meus escritores, meus amigos. E não falo de gente que acha que encher a cara e dizer que é bissexual é o máximo, falo de gente que SENTE que corre, que fala e que tem sede de conhecimento mesmo sabendo que isso pode lhe trazer angústia. Fico chateado quando vejo que há tantas pessoas incapazes de compreender o choro de alguém achando que ali reside fraqueza, e que fica pregando auto ajuda sem ao menos refletir sobre o que talvez o outro possa estar sentindo.
  Pessoal...cada um sabe onde dói o calo, mas vamos parar, e pensar...o que dói muito em mim  pode não ser nada para você, mas ainda assim é uma dor.
  Seu amigo pena por que perdeu a namorada, alguém morre de câncer.Quem você vai poder estender a mão? Não se ignora que certas coisas causam muito mais dores que outras, mas vamos pensar assim que tudo que do nosso interior dói muito por que é a gente que sente e é tão óbvio.
  Mas não, a moda agora é pessoas que tem a receita exata da felicidade.Como se felicidade viesse em lata ou se conquistasse apertando um botão.Ser feliz ou não até pode ser questão de talento, mas ninguém é alegre o tempo inteiro, ninguém é justo e uma hora ou outra teremos que praticar o exercício da compreensão, pois aquela pessoa que sofre tanto por uma "coisa boba" pode estar precisando de um abraço, e ser colocada no colo como um bichinho arredio e depois até rir e se achar idiota por dar valor a alguma banalidade ma só momento é o que importa e o momento era de choro e dúvida.
  Não subestimo nenhum sentimento, tudo que vem de dentro é importante, a perda de um amor, a morte do pai, a morte do seu bichinho, cada pessoa sabe o grau de importância de acordo com a experiência de vida, e a minha pouca experiência diz que tudo que o próximo vive pode ser meu futuro momento e que se eu não puder aprender a respeitar um sofrimento pequeno como compreender um grande.
  Não diga, não ria, não tente dizer que passa...em certas horas se ignora os clichês, apenas abrace e se não tem palavras é por que talvez não seja mesmo para se ter....
  Fique em silêncio, deixe o ar pesado consolar a dor grande e a dor pequena que afinal, se você não racionalizar  tudo é DOR.


PENSAMENTO CONSEQUENTE:  Por que sorris quando te apetece chorar? Pode fazer..todos fazem
(do blog SORRISO INCÓGNITO)






16 comentários:

  1. Muito Bom o texto, sou suspeita, aliás sou de uma personalidade melancólica e lido bem com isso, não acho isso inteiramente legal, porém, faz parte de mim ser assim.
    Essa coisa que você citou de ser feliz o tempo todo me lembrou a primeira "Geração Prozac, Seja Feliz!"...kkkkk
    Agora, o que você me diz quando o aluno escolhe trabalhar sua dissertação sobre o tema: Duplo, com uma autora suicida, e falando da loucura?, sim, acertou, sou uma simpatizante desses "marginalizados" pela sociedade.
    E só para lembrar, somos seres DUAIS, se temos uma parte alegre, temos uma igualmente triste, apenas tem os que se dizem eufóricos....kkkk, ai já é caso de patologia.
    Boa Primavera,

    Sapatinhos da Dorothy

    ResponderExcluir
  2. Eu odeio pessoas felizes o tempo todo, na verdade elas não existem! Podem até fingir, mas a noite no travesseiro ou no chuveiro colocam toda a tristeza para fora..

    Gostei do texto :)

    ResponderExcluir
  3. Chorar faz bem, lava a alma =)

    beijos**

    ResponderExcluir
  4. belo texto, acho q um dos melhores q li por aqui (visando q todos são bons), sei lá a felicidade são aqueles pequenos momentos q nos faz perceber q o mundo não é só tristeza, e nos mostra q não precisamos nos afogar em lagrimas sempre, é o q desejamos para as pessoas q gostamos...Acho q chorar faz muito bem e que ficar triste nos traz sempre sentimentos tão nobres...mas ambos em excesso nos desgasta... tbm não acredito em nenhuma formula da felicidade, acrdito nos sentimentos eles acabam por nos definindo...então se tem de choar chore, desabafe, mas depois q tudo passar não desista de procurar a felicidade, é isso q nos faz viver cada dia... bom sinta-se abraça-do!!!
    Até mais... :)

    ResponderExcluir
  5. Pessoas felizes o tempo todo são chatas e superficiais..¬¬
    =p

    ResponderExcluir
  6. Seu texto é simplesmente a realidade que muitos sentem mais não admite .
    Embora esteja conhecendo seu blog hoje dificilmente se lê um texto tão profundo.
    Estou seguindo seu blog terei o máximo prazer
    um dia homenagear você no meu blog postando texto
    seu .Um beijo no coração feliz final de semana.
    Evanir

    ResponderExcluir
  7. Na minha humilde opinião pessoas infelizes sempre vão criticar a alegria alheia e se incomodar com isso.
    Algumas pessoas tem como ideologia ser feliz, e isso basta; encontram sentido para sorrir em pequenas coisas; assim como os melodramáticos, que choram por pequenas coisas.
    Dez mil vezes me deparo com pessoas tristes, e quando pergunto o por que, não sabem responder. E eu digo: Se não sabe, se sinta feliz.
    Ser feliz pra mim, é um hábito.
    Sentimentos são abstratos e mutantes. Fazemos o que queremos com eles; e eles fazem o que querem com a gente; e a tendência é aumentar cada vez mais, e assim, devemos saber lidar com eles, para as coisas fluirem melhor . . . Inumeras são as pessoas que levam consigo mágoas e tristezas de um tempo passado por uma vida inteira, porque perderam o controle.
    Quando eu falo de sentimentos controlados, não significa que eles não existam e que eu não os sinta. Só tenho a facilidade de lidar com eles e me entregar para aqueles que me fazem bem.
    Sobre ídolos, o meu é Kurt Cobain, mas nem por isso sinto a necessidade de injetar heroína na minha veia e dar um tiro na minha cabeça.
    E a dor, realmente, cabe a cada um.
    Aquele vídeo do menininho e sua formiguinha, é um bom exemplo, a dor que ele sentiu e expressa ali é maior que tudo, mass virou uma piada.
    Assim como quem sorri bebendo um copo d´agua, também se torna uma piada.
    Não devemos julgar ninguém, cada qual sabe o que sente.
    E eu, vivo de felicidade.
    Tenho a vida como uma benção e agradeço por tudo, todos os dias. E aprendi que nenhuma dor minha é maior que eu mesma possa ser. Por isso, escolho sorrir.

    Um beijo,
    Heloísa B.


    . . . e que me chamem de tola, de apática, de superficial, de robô, de fingida, porque sinceramente, eu também nunca vou entendê-los.

    ResponderExcluir
  8. "...cada pessoa sabe o grau de importância de acordo com a experiência de vida, e a minha pouca experiência diz que tudo que o próximo vive pode ser meu futuro momento e que se eu não puder aprender a respeitar um sofrimento pequeno como compreender um grande."
    Veja que voce mesmo conseguiu responder as tuas duvidas nesse trecho que copiei do teu texto...Perceba que na maioria das vezes, essas pessoas com certo equilibrio das emoções, sao ja de mais idade, experientes e que como voce, ja passaram por maus bocados, então, a experiencia trazida como sabedoria...voce evolui e aprende, se quiser é claro...Chorar é muito relaxante e limpa realmente a alma, te deixa tranquilo e voce passa a perceber quantos momentos felizes voce deixou por escapar...Querido, voce e tao jovem, então, viva intensamente cada pequeno instante de tua vida e deixe para chorar quando estiver no chuveiro ou num canto, escondido ou nao...Chorar faz bem, mas dependendo da situação, todos entenderam com certeza...Bjin e Parabens, seu texto evoluiu muito, olha o garoto amadurecendo hein?!

    ResponderExcluir
  9. Excesso de alegria me irrita, te juro. Gosto de gente otimista e alto astral, claro, mas o desânimo, o cansaço, a dor, as decepções vêm pra todo mundo e temos que saber atravessar esses momentos também e não apenas ignorá-los. Estou certa de que se aprende mais quando se vive coisas assim.

    Excelente texto, Aquiles, um viva às pessoas de verdade!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite.

    Adorei a sua franqueza. Eu também sou emotiva, e não me envergonho disso. Alegro-me com pequenas coisas, mas pequenas coisas também me magoam.

    Gostaria de ser forte, mas se ser forte é trazer a frieza no coração, eu prefiro ser como eu sou.
    O ser humano é um mosaico, é uma metamorfose, é um mistério!

    Tenha um lindo fim de semana cheio de paz.

    Um grande abraço.
    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir
  11. Aquiles,

    Arrepiei aqui.

    Pois é... Controlo emoção nenhuma.
    Eu sou descontrolada: rio, choro, grito, danço... 'Me sou'...

    Sejamos! Sem regras, sem normas....


    Um beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oi meu querido Aquiles

    Eu sou toda sentimento, e não tenho vergonha de expressá-los.
    Eu estou bem graças a Deus e espero que você esteja também.
    Adorei teu texto viu moço lindo.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pelo carinho da sua visita estou feliz em ter um novo amigo.
    Gostei siceramente do seu jeito de ser e pensar um beijo carinhoso.
    Feliz Domingo.
    Evanir

    ResponderExcluir
  14. Nossa vida Aquiles texto maravilhoso..
    As vezes quando falamos de felicidade parece ser algo tão fácil e tão simples de ser conquistada...
    As vezes parece que é em um passe de mágica tipo: fique feliz e pronto... mas as coisas não são tão simples e tão fáceis quanto parecem ser.
    Ser sempre feliz não é sinonimo de controle...
    Choramos, sorrimos, sofremos enfim isso é vida, isso é viver!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom Aquiles, cada dia vc escreve melhor, bjssssssss.

    ResponderExcluir

PENSARAM MAL E COMENTARAM