sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Onde está Wally? ou (Décimo quinto andar)


  Eu prefiro a solidão daqui, olhando do décimo quinto andar de um prédio as pessoas lá embaixo
no caos das grandes capitais.
  Prefiro olhar daqui as prostitutas, os viciados em crack, a menor de idade correndo atrás de sua paixão (bêbado e velhaco).
  Eu vi dois "negrinhos" encostando a arma na cintura do senhor de idade e levando tudo embora silenciosamente entre transeuntes indiferentes e apressados na cidade dura e feia. Imagino que eu lá embaixo também não notaria o olhar de terror por trás dos óculos já inúteis.
  Daqui de cima eu posso ver uma garota bonita brincando de "onde está o Wally" e  que quase dou risada , mas aí me lembro que eu também procurava Wally em cada ônibus que eu entrava, em cada pessoa que sentava do meu lado em cada novo amigo aceito nas (inúteis) redes sociais.Talvez eu seja o Wally da garota, uma versão menos tímida e charmosa e sem os óculos, mas esse pensamento idiota basta para eu desviar o olhar para dentro do apartamento.
  Não há felicidade possível sozinho,  nem há felicidade possível cercado de gente; creio que as pessoas que chegaram mais perto da felicidade foram aqueles que aceitaram os momentos alegres como dádivas fulgazes á se aproveitar ao máximo e aceitaram as tragédias como fato imutável da jornada, mais do que felicidade eu acredito  em serenidade....e me sento.
  Aprendi a assitir novela, vazio e momento em alguns capítulos de total alienação, menos sofrimento,menos dúvidas. mergulhado no sofá acompanhando a improvável surpresa que poderia surgir na telinha....me levanto, olho de novo o exterior, tudo parece bem mais interessante do que aqui dentro. Me sinto apático comigo mesmo, me sinto curioso com o próximo, vejo os mendigos dando risada, trôpegos bailarinos de rua, a linguagem rebuscada me oprime, o limite da linguagem não me basta, paro na esquina do prédio com caderno e caneta em mãos,vou pensar em qual antigo amor me inspiraria para um texto de dilemas amorosos: nenhum!  Amor passado não é amor, não é texto, não é poesia, não é nada, a palavra não resgasta sensação inexistente ou eu criei a redoma de vidro pra me convencer que os anos passados foram superados?  Não insisto no pensamento, afinal acreditar estar forte já é um passo e não haveria muito o que mexer, eu sou raso, não há muito a descobrir além disso, coloco um sorriso falso no rosto e jogo charme para a  puta que passa...não cola (preciso treinar a falsidade do olhar).
  As linhas se vão, vou escrevendo sobre amigos, sobre pessoas das quais não gosto (e como tem sido difícil falar das pessoas que gosto).
Abri mão de vencer nessa cidade, pessoas mais inteligentes, mais bonitas, escrevendo melhor por todos os lados, porque eu seria o vencedor dessa corrida de loucos? Faço todo dia minhas revoluções, minha masturbação mental , não falo a verdade a ninguém, dou risada, agrado, sou engraçado e boa praça como manda o marketing social, me condeno a baixeza de ser médio.
  Volto a subir os elevadores, tento em vão ser uma boa pessoa, consigo com sucesso parecer. Estou engulindo desaforos, me engasgando com sinceridades.
  Agora terminando de escrever penso na minhas roupas comuns,meu jeito de falar de paulista mediano, continuo mais um no formigueiro recorrendo a frases baratas de auto ajuda para fingir que estou tentando mudar ou me desfaço do antigo para mergulhar no novo? Ah eu olho aqui de cima e parece bom, é minha zona de conforto; mas então desço de novo, vou me camuflar na escuridão, depois calçadas e luzes de bar
me fundir com a  cidade e no amanhecer vou para o combate; não ser só mais um menino bom , vou buscar a diferença, na raça, na pirraça, no movimento já que me falta o talento.
  Deixo entregue o texto medíocre, resultado da palidez dos dias, peço desculpas aos que leêm e fecho o caderno.





PENSAMENTO CONSEQUENTE:
“Tenho a liberdade do mundo para sair, e me sinto preso.”
— Carpinejar

45 comentários:

  1. Saudades daqui!
    E dessa forma doce/amarga nas palavras profundas e verdadeiras...
    "Não há felicidade possível sozinho, nem há felicidade possível cercado de gente; creio que as pessoas que chegaram mais perto da felicidade foram aqueles que aceitaram os momentos alegres como dádivas fulgazes á se aproveitar ao máximo e aceitaram as tragédias como fato imutável da jornada..." - AMEI!!
    Espero que nao se incomode mas te indiquei no meu face...

    ResponderExcluir
  2. Acho q essa sua frase agradou: - "Não há felicidade possível sozinho, nem há felicidade possível cercado de gente; " talvez pela verdade contida nela, infelizmente!

    Continua o mesmo moço, confuso com um pouco de revolta mas com muito amor no coração, é o que gosto em suas palavras, sinto sinceridade em cada uma delas e varias me faz pensar em tudo, digamos assim!

    E não importa quantos melhores q nós exista la fora e existe sabemos disso, o mundo é uma corrida pra ver quem é melhor e q sempre vai haver alguem melhor, mas se a gente dah tudo de nós e nos intregamos por inteiro é o q somos e isso é mais q suficiente pra ser um vencedor!

    Saiba q quem leu suas palavras se identificou, q vc faz alguma diferença e é issso o q importa!

    Bom feriado a ti, abraçoes estava com saudades de seus textos sempre intensos!

    ResponderExcluir
  3. sou novinha ainda mas muito obrigada pelo elogio!

    ResponderExcluir
  4. é verdade mesmo mas isso é coisa que não me falta a mim :)

    ResponderExcluir
  5. Oh, muito obrigada. Você não é o único brasileiro que se encanta com a minha escrita :)
    Mas olha lá que você também escreve muito bem!

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto. Penso que a solidão é o mal deste século, e já deixou de ser uma opção, é preciso aprender a ser só, para não estar sozinho.

    Abraços, estou seguindo aqui

    http://rebobinandomemoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. OLhar ao redor e ver apenas o cinza, foi assim que eu me senti ao ler essas palavras que mais me pareceram um grito conformado de alguém que não aguenta mais.

    Obrigado pela visita eu realemte nunca havia pensado que o que sinto poderia ser um peso para a outro.
    Sua frase foi perfeita, obrigado.

    "é muita entrega pra um único coraçãzozinho
    é muito peso para o próximo receber..."

    ResponderExcluir
  8. "creio que as pessoas que chegaram mais perto da felicidade foram aqueles que aceitaram os momentos alegres como dádivas fulgazes á se aproveitar ao máximo e aceitaram as tragédias como fato imutável da jornada" Engraçado eu creio nisso tbm rsrs Sempre perfeito seus textos.. parabens

    ResponderExcluir
  9. Então te falta talento? Ah, tá. Me avise quando tiver algum :)

    Eu admiro imensamente a tua escrita, bicho transparente (até demais). Poucos lançam mão de tanta clareza ao expor as próprias fragilidades inquietas. As grandes mentes jamais se conformam, jamais aceitam aquilo que os olhos veem, seja lá o que veem. E definitivamente você é uma grande mente.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. O seu texto "medíocre" mediu a minha estranheza e me leu como se me conhecesse. Na verdade, tá.lento o meu pensamento, que de tão lento não mede a medida do mundo e não percebe que somos todos uma "poeirinha" na grande massa disforme da vida das ruas, das calçadas e dos apartamentos ou casas frias.
    Falta para você, meu amigo, "talento"! Talento para notar a grandeza do teu espírito e a sagacidade do teu olhar. Quem dera que aparecessem mais milhares e milhares de "falta de talentos" como você a deitar no papel maravilhosas reflexões em textos "medíocres"!
    Ainda bem que no teu íntimo você sabe que o talento que possui é imenso e que teu texto não é mais um, teu texto é O texto que nos faz parar aqui para lê-lo com satisfação.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Aquiles, se morasse perto de ti dar-teia uns bons cascudos [ rsrs], que texto mediano que nada! Seu texto é forte e real, e isso pra mim é ser bom o suficiente para ser lido do começo ao fim e refletido também.

    Precisamos dos dias pálidos para escrever sobre a melancolia, nem tudo tem que ser amor, tristeza ou sexo, nem nós somos nós mesmos todos os dias, não temos que sorrir, e ter sempre coisas boas pra contar, vez por outra é preciso dizer um: "Eu não tenho nada pra falar".

    Ser quem somos já é um peso e tanto...

    Aqui do meu quarto andar, o mundo lá em baixo também se faz bem diversificado...

    Abraços, araza essa semana!

    ResponderExcluir
  12. Arquiles,
    Sou atencioso, quando leio essas cronicas sociais e observo ao meu redor. Felicitações, pelo texto. Mas, aproveito para lhe convidar, a vim, até uma página que tenho, e seguirmos juntos por elas. Certamente voltarei em retribuição. Abraços e tenha um domingo agradavel. Estou a lhe esperar

    ResponderExcluir
  13. Eu queria escrever não tão bem assim como você!
    http://fazdecontatxt.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Entao não sei explicar exatamente pq, eu queria voltar com ele mas sempre tem outras coisas pra mim voltar minha atenção, ai ficar devendo postagem é ruim, as pessoas esperam e não gosto disso, mas por outro lado eu tenho um amor grande pelo meu blog e pelos blogs amigos ai não tenho coragem de me desapegar totalmente.

    P.S: pode apagar depois de ler rsrsrsrs.

    Bom fim de semana a ti! beijussss!

    ResponderExcluir
  15. Ah, foi num gole só! Você não respira... engata num pensamento, acelera e vai nos arrastando contigo. E cria imagens, sensações, sons... coisa boa te ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Não acho nada do que li medíocre. Não, não mesmo. Millôr, se não me engano, disse certa vez que uma boa ideia qualquer idiota pode ter. Mas po-la em prática é coisa feita por gente que dá a cara a tapa, entende? Escrever é começar a rascunhar uma ideia. E toda obra prima tem um estudo, um garrancho, um rascunho que a antecede. Essa fórmula funciona pra textos, quadros e pessoas. Nós somos rascunhos de nós próprios. E não há de errado nisso. E se somos banais (porque, de fato, somos), pelo menos encontramos consolo no fato de estarmos juntos no mesmo barco. A vida é uma banalidade, cara. O estranho seria se a vida fosse algo miraculoso e nós fossemos banais. Mas a vida é tão banal quanto nós, então ta tudo certo. O que a vida tem de miraculoso é exatamente esse jeito dela de fazer tanta gente tão igual e tão diferente ao mesmo tempo. O que a vida tem de miraculoso, a gente também tem. Boa semana, beijo.

    ResponderExcluir
  17. Todo texto que reflete nosso estado de ânimo, que consegue transmitir senitmentos, seja angústia, solidão, alegria, anseios, deixa de ser um texto e torna-se uma extensão de vc mesmo e isso o humaniza e humaniza a nós que estamos do lado de cá lendo-te. E torna-se um compartilhar. É gostoso ler-te, por vezes venho aqui e me pego dando risada com algum texto engraçado, acho o máximo tua sagacidade, em outros momentos me identifico com a tristeza, ou com a esperança impressa neles e me pego a lembrar passagens da minha vida. Tem coisa melhor do que conseguir tocar as pessoas com a escrita? Vejo humildade em ti, que apesar da beleza e sedução dos teus textos, vc é humilde, e humildade nada tem a ver com medíocridade querido. É grandioso partilhar sentimentos.

    Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  18. Aquiles, meu caro! Arrasou no texto, man! Ótimo convite à reflexão! Hugz, guri! Boa semana!

    ResponderExcluir
  19. preços? simplifiquemos. existem escolhas e nem todas são as acertadas. eu fiz a minha e agora, assumo e ponto.

    ResponderExcluir
  20. Alô Aquilles tudo bem?

    Adorei seu conto! Excelente texto!
    ***************
    forte abraços!

    ResponderExcluir
  21. Depois eu que tenho nó no peito??????????


    Socorro!

    Catita

    ResponderExcluir
  22. Muito bom teu jeito de escrever.
    Continua escrevendo assim.
    ...e eu fiquei por aqui.

    ResponderExcluir
  23. Gostei bastante do seu texto, autêntico e de certa forma, cheio de verdades. O pensamento consequente também foi muito bom. Ah, ouvi a música que você indicou, linhas tortas, não conhecia, adorei. ;)

    Beijoos

    ResponderExcluir
  24. Incrível, nunca me decepciono com seus textos. Eles são sem "frescuras", vão direto ao ponto e eu gosto disso. rsrs
    Particularmente, gostei muito dessa frase: "Não há felicidade possível sozinho, nem há felicidade possível cercado de gente".

    ResponderExcluir
  25. Parabéns. Só digo isso. Achei fabuloso ;)
    Esse texto é a prova de que somos mutáveis a todo instante. E os pensamentos se renovam...
    Sucesso SEMPRE amigo, Abração.

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Vc e milhoes de pessoas mundo afora se sentem assim... como foi descrito no texto... assim é a vida...

    ResponderExcluir
  27. Que devaneio tão... livre! O simples ato de olhar pela janela de algum lugar pode mesmo nos levar pra longe.
    Visita-me?
    ;D

    ResponderExcluir
  28. Sabe de uma coisa? Tem toda razao... o amor por vezes pode ser um fardo mais pesado que o odio...de certa forma o amor nos doi mais...

    ResponderExcluir
  29. Bom... penso que o amor é um peso quando nao é retribuido...nao penso ser um peso para o outro, o alvo desse amor... mas um peso duplo para nos... pq carregamos o nosso amor e o amor que nao aconteceu no outro...porem em forma de dor...

    Gostei daqui...

    ResponderExcluir
  30. Viajei no seu texto
    Tão real me senti olhando pela imensidão desta janela que é a grande Sampa. Não tem nada de medíocre, pelo contrário um olhar como de todos nós permeados ,ora de tristeza ou de alegria,ora de afeição ou de ódio, ora de indignação ou de admiração que para sobreviver precisamos amar e sonhar.
    Um lindo dia para você.

    ResponderExcluir
  31. eu gosto de los hermanos.
    vce gosta de los hermanos.
    logo, eu gosto de vce. hehe

    e teu blog é giro! :)

    ResponderExcluir
  32. Boa noite


    Estou passando pra desejar um final de semana maravilhoso, cheio de amor, alegria e felicidade.
    Desculpe o recadinho colado, mas esse final de semana vai ser super corrido e não gostaria de ficar sem te visitar aqui no blog.


    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  33. Oi Aquiles,

    Muito bom o seu texto, dentre os muitos elementos pelos quais vc passeou um em especial chamou minha atenção, a incapacidade de felicidade plena sozinho ou cercado por gente. Vivo neste dilema e é bom encontrar palavras de outra pessoa sobre isto, às vezes me considero ingrata com aqueles que me cercam e que me trazem tantos momentos de felicidade, mas como vc disse "creio que as pessoas que chegaram mais perto da felicidade foram aqueles que aceitaram os momentos alegres como dádivas fulgazes á se aproveitar ao máximo e aceitaram as tragédias como fato imutável da jornada".

    Boa semana.

    PS: Não se prive de escrever seu texto daqui uns meses, não sei se vc viu, mas o texto que vc comentou foi inspirado em um texto de outra pessoa. Cada pessoa tem uma forma de expressar seus pensamentos e sentimentos, mesmo quando sobre um mesmo tema =]

    Abs.

    ResponderExcluir
  34. Oi, Aquiles. Realmente você tem nome de Gigante, Mas cuidado com o calcanhar. (kkk) Brincadeira, irmão. Excelente o texto. Gostei do que acabei de ler. Parabéns. Até a próxima...

    ResponderExcluir
  35. òtimo, ótimo texto! Tbm vejo todas essas cenas todos os dias!

    ResponderExcluir
  36. Maravilhada com o texto! Sublime! Não me cansaria de ler milésimas vezes. Sempre haveria algo novo, onde pousar o olhar.

    Beijo

    ResponderExcluir
  37. Excelente texto, um desabafo muito atual, profundo, com sua maneira peculiar de escrever!
    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  38. Menino, tuas palavras poderiam virar música viu?

    Adorei. Parabéns.

    ;*

    ResponderExcluir
  39. Retribuindo a visita ^^.
    Adorei seu blog, sua playlist é muito legal!

    ResponderExcluir

PENSARAM MAL E COMENTARAM